Quando sete produtores criaram a Frísia, então Batavo, em 1925, era inimaginável que aquela união gerasse os resultados de hoje.
Mas com a dedicação de cooperados e colaboradores, investimento e planejamento, a Frísia alcançou em 2022 R$ 7,058 bilhões de faturamento, 36% acima do conquistado no ano anterior, que foi de R$ 5,2 bilhões. Com 97 anos, a cooperativa está presente nos estados do Paraná e Tocantins com investimentos próprios, e também no formato de intercooperação.
“Nosso resultado é reflexo de quase um século de dedicação ao principal ativo do cooperado: a terra. Tratamos muito bem dela, com produção sustentável, respeito ao meio ambiente e investimento. Temos cooperados empenhados a aumentarem a produtividade e colaboradores capacitados para colocar tudo que idealizamos em prática. Fazemos com os pés no chão, mas também pensando no futuro. A Frísia investe constantemente em inovação, com foco para onde o mercado irá caminhar e o que é necessário para atendê-lo”, afirma o presidente da Frísia, Renato Greidanus.
As sobras distribuídas no ano de 2022 chegaram a R$ 109,352 milhões, mais que o dobro do ano anterior, que foi de R$ 52,236 milhões. A cooperativa conta com 1.046 cooperados, dos quais 130 estão no Tocantins; além dos 1.190 colaboradores.
O sucesso no faturamento é resultado também do Planejamento Estratégico da Frísia “Rumo aos 100 anos”, que foi desenhado até 2025 e consiste em um conjunto de ações táticas e estratégicas para atingir o crescimento dos negócios de forma estruturada para gerar rentabilidade e valor aos cooperados. Na ocasião, a cooperativa completará um século.
Mercado positivo
O aumento no faturamento se deve a uma soma de fatores específicos, conforme explica Nevair Mattos, gerente-executivo administrativo e financeiro da Frísia. “Entre eles está a precificação dos grãos, com um preço acima do que aconteceu em 2021. Tivemos aumento de precificação de defensivos e fertilizantes e também aumento de volume. Quando falamos da unidade de sementes, houve crescimento de volume; em volume de leite também tivemos elevação, assim como expansão da área plantada. Então, a gente teve efeito preço e volume que contribuiu para o resultado histórico”.
Números
A Frísia está presente em 30 municípios no Paraná e no Tocantins, com diversas unidades, como lojas agropecuárias, armazéns, entreposto de recebimento de grãos, fábrica de ração, unidade de beneficiamento de sementes, unidade produtora de leitões e indústrias de lácteos, trigo e carne suína (sistema de intercooperação). Em breve, também estarão ativas uma maltaria e uma queijaria.
No ano de 2022, a cooperativa produziu 313 milhões de litros de leite (290,6 milhões em 2021), 75,7 mil toneladas de produção florestal (89,1 mil toneladas/2021) e 30,5 mil toneladas de carne suína (30 mil toneladas/2021). Em relação aos grãos, ultrapassou 1,1 milhão de toneladas (895 mil toneladas/2021).
Ano passado, houve a aprovação e a inclusão da pecuária de corte no Regimento Interno de Fidelidade, para a atuação no segmento tanto com machos holandeses como com raças consideradas tradicionais, com nelore e angus, por exemplo.
Marcas e novos investimentos
A Frísia conta com as marcas próprias Rações Batavo, Sementes Batavo, Florestal Frísia, as feiras Digital Agro e ExpoFrísia e o TRR Frísia, voltada à comercialização de combustíveis. Já pelo sistema de intercooperação Unium tem o Moinho de Trigo (farinhas Herança Holandesa e Precisa), a Unidade Industrial de Carnes (Alegra), as Unidades de Beneficiamento de Leite (Colônia Holandesa, Naturalle e Colaso) e Energik (usina de bioenergia); e a Queijaria Unium, em fase de construção. Também por meio de intercooperação, está em fase de construção a Maltaria Campos Gerais, em Ponta Grossa (PR).
As informações são da Frísia, adaptadas pela equipe MilkPoint.
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