A planta de nutrição especializada da Danone em Poços de Caldas no Brasil, que produz fórmulas lácteas e produtos de nutrição médica, é a primeira unidade de produção da empresa no mundo a cumprir suas metas de sustentabilidade em três áreas ambientais de carbono, água e resíduos. O local foi certificado pela Carbon Trust, uma consultoria independente de mudança climática global e sustentabilidade, como neutro em carbono, zero resíduos para aterro e redução do consumo de água, como parte da ambição mais ampla da Danone de alcançar a circularidade da água.
Edson Higo, CEO da Danone Brasil, disse: “a Danone tem a sustentabilidade em seu núcleo desde o primeiro dia, o que se reflete em nosso investimento nas comunidades locais, no compromisso de nossos funcionários e em nossa colaboração com parceiros. Estamos orgulhosos que este trabalho foi certificada pela Carbon Trust com este tripla certificação em Poços de Caldas. Estamos ansiosos para os próximos passos em nossa jornada para atingir zero emissões líquidas de carbono até 2050.”
Em parceria com colaboradores e parceiros externos, a empresa afirmou que reduziu as emissões de carbono ao operar totalmente com eletricidade renovável, parte da qual é gerada pelos 1.500 painéis solares que cobrem os parques de estacionamento e passeios da fábrica.
As demais emissões diretas de carbono da planta, bem como as decorrentes do deslocamento dos funcionários, foram totalmente compensadas com o apoio a projetos de conservação desenvolvidos pela BioFilica, empresa brasileira com foco no manejo e conservação florestal.
A Danone disse que visa preservar os recursos hídricos onde opera e garantir a circularidade da água dentro e ao redor de seus locais de produção. Em Poços de Caldas instalou um sistema de coleta e tratamento de água da chuva, captando cerca de 4 milhões de litros de água da chuva por ano, para garantir que o local seja autossuficiente em relação às suas necessidades de água.
Para atingir zero resíduos para aterro, o local de produção minimizou sua geração de resíduos e, em seguida, separou-os em fluxos definidos para maximizar a reciclagem e garantir que 100% de todos os resíduos gerados sejam recuperados.
As certificações da fábrica de Poços de Caldas fazem parte de um conjunto mais amplo de ações da Danone Brasil para o cumprimento de suas metas de sustentabilidade. Essas ações levaram a Danone Brasil a se tornar a primeira grande empresa de alimentos e bebidas do Brasil a obter a certificação B Corp em março de 2021.
Higo disse, “certificação B Corp da Danone Brasil e a realização em nosso local de produção especializada Nutrition são marcos importantes em nossa jornada para cumprir as metas ambientais de toda a empresa, mas não o destino final.”
As informações são do Dairy Reporter, publicadas no MilkPoint.
Comments